n.02 | Março de 2006

Global Management Challenge em expansão

A Organização do Global Management Challenge – Gestão Global está a apostar cada vez mais na internacionalização desta competição de estratégia e gestão. Em 2005 aderiram três novos países a este evento: a Grécia, Roménia e Bolívia. Com a entrada destes países - que vão estar presentes pela primeira vez na final internacional em Maio - este evento alarga a sua presença no continente europeu e na América latina.


GRÉCIA
O lançamento do Global Management Challenge neste país granjeou as atenções da comunidade local. No cocktail de lançamento estiveram presentes personalidades como o vice-ministro da economia e finanças grego, Christos Folias, o primeiro secretário da embaixada portuguesa, Marcello Vaultier Mathias, o delegado português do ICEP, Laurent Armaos e a organização internacional da competição, Luís Alves Costa e Pedro Alves Costa. Ao nível da imprensa o evento teve destaque nos diários económicos, onde foram dadas informações detalhadas sobre o Global Management Challenge na Grécia.

Neste momento a competição está já numa fase adiantada e no próximo mês de Abril vai ser escolhida a equipa que representará a Grécia na final internacional em Varsóvia. Ao nível de inscrição e suporte de equipas, o Global Management Challenge Grego conta com a presença de empresas nacionais, instituições bancárias e multinacionais como a Accenture, a Ernst&Young e a Pricewaterhousecoopers. O «Naftemporiki», o «Marketingweek» e o «HR Professional», são os media que apoiam esta iniciativa pioneira na Grécia.

ROMÉNIA
Ainda no continente europeu, a competição está numa fase mais avançada na Roménia e neste momento já se sabe qual é a equipa que vai representar este país na final internacional. Trata-se de uma formação constituída por quatro estudantes da área de economia. Para estes jovens, o segredo do seu sucesso residiu na análise e antecipação na dinâmica do mercado, em correlação com o lucro dos produtos em portofólio. «Quisemos ser aqueles que ofereciam a melhor combinação de preço/qualidade dos produtos colocados no mercado» , explicava um dos elementos da formação vencedora.

Ao todo e neste país inscreveram-se 80 equipas com o intuito de participar nesta primeira edição do Global Management Challenge Romeno. A atestar o entusiasmo que esta competição atingiu na Roménia, os organizadores locais estão já a montar a próxima edição. Para tal contam com o apoio dos seus patrocinadores – onde se contam instituições bancárias romenas – e a colaboração de organizações como a AIESEC Internacional que tem como objectivo divulgar esta iniciativa no meio académico e motivar os estudantes a aderirem a esta simulação da vida real de uma empresa.

BOLÍVIA
Fora do continente europeu encontramos a Bolívia que juntamente com o Brasil e o México, completam a presença da América latina no Global Management Challenge. Também aqui a competição está em fase avançada, contudo só no final deste mês se saberá quem vai representar o país em Varsóvia.

Entre as formações inscritas na competição, encontram-se estudantes universitários e quadros de empresa. Neste país as expectativas quanto à aceitação desta competição são elevadas e a organização local espera que «esta primeira edição do Global Management Challenge na Bolívia seja um contributo para o bom desempenho da vida executiva das empresas bolivianas» .

Ao nível de patrocinadores o Global Management Challenge boliviano conta com o apoio de prestigiadas empresas locais de aviação, telefones e electricidade. E como media partner surge o diário «El Deber» que noticia regularmente o desenvolvimento desta competição neste país sul americano.

Novidades da competição:

- As inscrições para participar na edição de 2006 do Global Managemet Challenge em Portugal vão estar abertas até ao próximo dia 18 de Abril.

- Neste momento várias empresas nacionais já garantiram a sua presença na edição deste ano do Global Management Challenge através da inscrição de equipas.
São elas a: Accenture; AdP; Alcatel; Ana Aeroportos; Barclays; Barrocas Sarmento Neves; Cofina; CTT; CGI; Cenor; Cristalmax; Cetrus; EDP; Essilor; Euronext; GTBC; Heidrick & Struggles; HP; IAPMEI; IEFP; Império Bonança; Indra; ISLA; Microsoft; Konica Minolta; Pararede; Portal Universia; Portugal Telecom; Pricewaterhousecoopers; Primavera Software; Programa Rede; REN; SAP; Santander Totta; Softfinança; Somague; Staples e a TAP.

- A Final Internacional do Global Management Challenge 2005 vai decorrer nos próximos dias 9 e 10 de Maio, na cidade de Varsóvia, na Polónia. Vão estar a competir os seguintes países: Alemanha, Bélgica, Bolívia, Brasil, Eslováquia, Espanha, França, Grécia, Hong Kong SAR (China), Índia, Itália, Macau SAR (China), México, Polónia, Portugal, República Checa, República Popular da China, Roménia e Singapura.



Para mais informação visite-nos em: www.sdg.pt
 
Copyright © SDG. All rights reserved. Designed by designSete