China vence Final Internacional
Varsóvia, capital da Polónia, acolheu nos dias 9 e 10 de Maio a final internacional do Global Management Challenge – Gestão Global/2005. A equipa da República Popular da China foi a vencedora desta final e Portugal ficou em sexto lugar. Ao Millennium Bank foi atribuído o galardão de «International Sponsor of the Year».
Durante este evento as equipas de 19 países lutaram afincadamente para obterem o título de campeã. Tal como aconteceu no ano passado e no anterior, esta final internacional dividiu-se por dois dias, com uma semifinal no primeiro e a grande final no segundo.
No primeiro dia desta prova as equipas foram divididas por quatro grupos e classificaram-se para a grande final as duas melhores formações de cada conjunto. A Bolívia, Grécia, Roménia, França, Macau, Índia, Singapura, Hong Kong, México, Eslováquia e República Checa, não conseguiram ultrapassar esta fase e ficaram fora da corrida ao título.
Estiveram assim presentes na grande final: Portugal, Itália, Alemanha, Espanha, Brasil, Bélgica, China e Polónia. No final foi a China quem venceu toda a concorrência. «Foi um trabalho duro e a competição foi muito forte» , referiu Guo Ying - a única mulher nos cinco elementos que compunham a equipa da China -, durante a cerimónia de entrega dos prémios que decorreu na galeria do Museu João Paulo II. Antes de ultrapassarem em termos de resultados os competidores de todo o mundo nesta final, a equipa chinesa já tinha vencido entre 872 formações que se inscreveram no Global Management Challenge no seu país.
Logo a seguir na tabela classificativa ficou a Polónia que no ano passado venceu pela primeira vez este torneio. O contentamento da equipa polaca era evidente, mais ainda quando as suas expectativas não apontavam para um resultado tão bom.
Em terceiro lugar ficou a Espanha, em quarto a Alemanha, em quinto a Bélgica e em sexto Portugal. João Prudêncio, chefe da equipa portuguesa contava na entrega de prémios que «ficamos impressionados com o desempenho da China. A equipa estava muito bem preparada e tiveram sempre um desempenho certo, que deu frutos» . Para este elemento da equipa portuguesa, as finais estão a ficar cada vez mais fortes e competitivas. Depois de Portugal classificou-se a Itália e por último o Brasil.
Para além da entrega da distinção à equipa vencedora e dos prémios de participação aos restantes classificados, a organização distinguiu o Millennium Bank como «International Sponsor of the Year». Este galardão foi dado pela participação desta instituição no desenvolvimento do Global Management Challenge. Luís Pereira Coutinho, vice-presidente deste banco, salientava ao receber o prémio que «esta distinção simboliza a nossa contribuição para a criação de gestores e novos talentos na Polónia» .