Header
n.14 | Julho de 2008
Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter, por favor carregue aqui.
Festa de Verão motiva convívio
Após três semanas de intensa competição, deu-se por terminada no início de Junho, a primeira volta do Global Management Challenge 2008. Como é hábito e para assinalar a passagem das 64 equipas que vão estar presentes em Setembro na segunda volta, a organização juntou numa Festa de Verão em Lisboa, os elementos das formações participantes e as empresas que as apoiaram.

Foram muitos os elementos das equipas que aceitaram o convite para estarem presentes na Festa de Verão. O convívio que se realizou no BBC - Belém Bar Café, esteve sempre animado e estendeu-se pela noite dentro. A animação e a reunião de tantas pessoas num só local deu aos estudantes universitários e aos quadros das empresas a hipótese de conviverem entre si e com as organizações que os apoiaram na participação desta competição de estratégia e gestão, criada há quase 30 anos pela SDG e pelo jornal Expresso.
Para além dos apoiantes das formações, a Festa de Verão do Global Management Challenge contou ainda com a presença de muitos amigos que ao longo dos anos têm apoiado o seu desenvolvimento e projecção: Prof. Doutor António Castro Guerra, secretário de Estado Adjunto da Indústria e Inovação, Eng.º Mira Amaral, professor do Instituto Superior Técnico, entre outras personalidades ligadas ao mundo empresarial e universitário.

Na próxima fase, vão estar em competição as 64 equipas que se sagraram vencedoras do seu grupo na primeira volta. Quanto à sua constituição, 29 são formadas por quadros de empresas, 26 por estudantes e 9 mistas, ou seja, constituídas por estudantes e quadros. O Grupo Portugal Telecom é a entidade com maior representação na próxima fase, contando com sete equipas. Segue-se a Accenture e os CTT – Correios de Portugal, com seis formações cada. Já a EDP e a Caixa Geral de Depósitos contam ambas com cinco formações.

Os estudantes envolvidos nesta iniciativa apontam a criação de espírito de equipa e a aplicação dos conhecimentos adquiridos, como alguns dos aspectos mais positivos que retiram da sua participação. As empresas vêem no apoio às equipas, mais-valias que as podem tornar mais competitivas. De acordo com fonte dos CTT, as vantagens de estar ligado a esta iniciativa passam não só pela aplicação de conhecimentos técnicos como também pelos aspectos comportamentais desenvolvidos: trabalho em equipa, pró-actividade na antecipação das decisões da concorrência, organização e gestão do tempo e estabelecimento de relações informais facilitadoras de futuras ligações profissionais. Na perspectiva da EDP, o Global Management Challenge é uma iniciativa extremamente interessante e uma oportunidade única para contactar os estudantes e transmitir-lhes o que a empresa tem de melhor: as pessoas, os conhecimentos e o seu posicionamento como entidade moderna, sustentável e empreendedora.

Pedro Alves Costa, vice-presidente da SDG, lembrou a todos os presentes na Festa de Verão que o Global Management Challenge festeja o seu trigésimo aniversário no próximo ano. E tem sido graças ao apoio de todos os que acreditam nesta iniciativa que a sua expansão tem prosperado dentro e fora de Portugal.

novidades da competição
- A edição de 2008 do Global Management Challenge continua em Setembro, com o início da segunda volta agendado para os últimos dias do mês.

- Em Novembro decorre a Final Nacional desta competição. A equipa vencedora de Portugal irá defrontar os restantes 29 países participantes, na Final Internacional marcada para 23 de Abril de 2009, em Lisboa.

- A Finlândia é a mais recente entrada para o conjunto de países envolvidos no Global Management Challenge, um projecto português e líder mundial neste tipo de competições de estratégia e gestão.
Francisco Pinto Balsemão e Luis Alves Costa Tiago Henriques, João Henriques e Ana Alves Costa
Equipa Participante Equipa Participante
Para mais informação visite-nos em: www.worldgmc.com
Logos