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Detalhes importantes sobre Taxas de Câmbio

A taxa de câmbio é cotada em Euros (€) por Dólar (US$), isto é, o preço pago em Euros por um Dólar.
Quando o custo em euros de um dólar estiver a diminuir pagará menos euros por dólar o que significa que o euro está a subir em relação ao dólar; poderá prever uma redução das vendas na zona dólar (se todos os outros factores se mantiverem iguais). Se o custo em euros de um dólar estiver a aumentar ocorrerá o efeito oposto.

A taxa de câmbio apresentada é a do fim do último trimestre e será utilizada nas operações cambiais ao longo do próximo trimestre. A taxa utilizada no último trimestre (no último Relatório de Gestão que recebeu) terá sido apresentada no Relatório relativo ao penúltimo trimestre.

As estatísticas económicas são apresentadas sob forma dessazonalizada, de modo que as tendências podem ser deduzidas directamente, sem necessidade de suavização.


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Detalhes importantes sobre Informação

A informação gratuita inclui -

A informação paga inclui -

Quotas de mercado: para cada um dos seus concorrentes, com base no número de unidades vendidas no último trimestre.

Outras actividades das empresas:


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Detalhes importantes sobre Investigação e Desenvolvimento

Todos os trimestres é apresentado o grau de êxito da investigação e desenvolvimento, no fundo da secção 'Produtos' do relatório de gestão, com as palavras 'GRANDE', 'PEQUENO' ou 'NENHUM'.

Tem de ter sido comunicado um grande melhoramento antes de o poder aplicar. Se iniciar o processo de introdução dum grande melhoramento antes de ter sido comunicado, o processo avança com o saldo do inventário existente mas sem a correspondente vantagem de marketing.

Um grande melhoramento só é comunicado uma vez. Se não o introduzir no próximo trimestre o departamento de I & D iniciará um novo projecto, relatando, daí para a frente, os progressos com este relacionados. Neste caso, não se deverá esquecer que tem um melhoramento em carteira ainda não introduzido.

Os grandes melhoramentos que não são imediatamente introduzidos não desaparecem. Continuarão disponíveis até ao trimestre em que decidir introduzi-los. Contudo, se o não fizer rapidamente, verificará provavelmente que as empresas rivais aparecerão com melhoramentos semelhantes e aproveitarão a vantagem de marketing.

Pode acontecer guardar um grande melhoramento por tanto tempo que, entretanto, seja comunicado outro. Neste caso, quando introduzir um, introduzirá automaticamente os dois, conseguindo assim um maior efeito de marketing.

A introdução de novos melhoramentos não afecta a carteira de encomendas em atraso que possa ter.

Os pequenos melhoramentos são um subproduto da investigação, a caminho de um grande melhoramento, e não interferem com o progresso dessa investigação.

O processo de introdução dum grande melhoramento é o seguinte:

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Detalhes importantes sobre Agentes e Distribuidores

Se não tiver agentes e/ou distribuidores a trabalhar para si na UE e/ou na NAFTA será muito difícil a comercialização só com a Internet. Se quiser nomear alguns, deverá decidir um trimestre antes quantos agentes e distribuidores pretende tentar nomear e qual o apoio financeiro e as comissões que oferece, para que saibam quais as condições com que podem contar. O apoio financeiro e as comissões acordadas entrarão em vigor quando os agentes e distribuidores começarem a operar no mercado e são a chave para o êxito na nomeação e conservação dos mesmos.

Caso queira rescindir com algum agente e/ou distribuidor também terá que o notificar com um trimestre de antecedência.

Há custos de recrutamento e de rescisão de agentes e distribuidores.

O mesmo se aplica às operações Internet, mas só necessita de um agente de distribuição. Este é nomeado automaticamente quando começa a comercializar através da Internet e, caso cancele este serviço, é automaticamente rescindido.

Se a empresa vai começar a comercializar via Internet pela primeira vez, tem de decidir de quantas portas Internet vai dispor o website. Tomar esta decisão significa o início da operação por intermédio dum Fornecedor de Serviços Internet (ISP). O distribuidor é recrutado automaticamente. As encomendas começarão a surgir no trimestre a seguir ao próximo.

Começar a operar no mercado da Internet tem um substancial custo de adesão e também, pelo menos, um pagamento mínimo de apoio ao distribuidor.

Terminar com o mercado da Internet tem um trimestre de aviso prévio, e deverá introduzir '0' (zero) no número de portas disponíveis.

As comissões pagas aos agentes na UE são calculadas com base no valor das encomendas recebidas. As comissões dos distribuidores na NAFTA são calculadas com base no valor das vendas efectuadas. O Distribuidor Internet recebe uma percentagem do valor total das vendas. Os agentes e distribuidores são sensíveis à remuneração que recebem quando comparados com a operação na Internet. Se sentirem que a operação na Internet está a competir com eles de forma injusta e a minar os respectivos lucros ficarão insatisfeitos e poderão abandonar a sua organização. Esta situação pode ser controlada pelo nível das comissões pagas.

A capacidade do website "tratar" os potenciais clientes em horas de ponta é crítica para a imagem da empresa. O público que não consegue aceder por falta de capacidade vai procurar outros sites. Estão disponíveis estatísticas para examinar a situação e tomar as decisões que achar necessárias. Adicionar portas extra ao sistema existente apenas terá um impacto parcial no número de encomendas recebidas no trimestre em que as portas são postas a funcionar.


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Detalhes importantes sobre o website

Começar a operar na Internet

Se a empresa pretender começar a comercializar via Internet, terá de montar a operação com um trimestre de avanço decidindo de quantas portas vai dispor o website. Ao tomar esta decisão pela primeira vez, incorre num custo de adesão. O sistema estará disponível para utilização no trimestre a seguir ao próximo.

No decorrer deste trimestre preliminar, nomeará um distribuidor e terá de decidir o valor do apoio financeiro; caso contrário será pago o mínimo. Também existe um custo de estabelecimento do distribuidor.

Terá necessidade de conceber e desenvolver software para o website. Isto demora um trimestre a executar e, por isso, tem de tomar uma decisão sobre os custos de desenvolvimento ao mesmo tempo que decide a capacidade que pretende.


Capacidade do website

Não é linear a decisão sobre quantas portas instalar. A procura do website variará consideravelmente de dia para dia e também ao longo do dia. Se não tiver possibilidade de fornecer um serviço rápido e eficiente aos visitantes nas horas de ponta, a sua imagem de marca poderá declinar acentuadamente.

Adicionar uma porta à capacidade do sistema, significa que adiciona esta capacidade 24 horas por dia. Uma única porta isolada tem muito mais dificuldade em tratar o tráfego variável dum website do que um sistema de várias portas. Por exemplo, uma capacidade média realística para uma única porta é apenas cerca de um quinto da capacidade que teria se o tráfego fosse constante. Com o aumento do número de portas a funcionar em paralelo a capacidade média aumenta mais que proporcionalmente, porque o maior número de portas torna mais eficiente a respectiva utilização. Com um grande número de portas a média aproxima-se da capacidade nominal máxima.

A tabela seguinte serve de guia para a relação entre portas e serviço.

Número de portas 1 2 5 10 20 50
Capacidade média teórica
(número de visitas por hora)
122460120240600
Capacidade prática
(número de visitas por hora)
2 731 81190537

Se pretender terminar as vendas pala Internet, deve introduzir '0' (zero) no número de portas. Como esta decisão exige um pré-aviso de um trimestre, as portas existentes continuarão a funcionar até ao fim do próximo trimestre. Terá de pagar custos de encerramento tanto ao ISP como ao distribuidor.

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Detalhes importantes sobre Recrutamento

Dado o tempo necessário para a colocação de anúncios e para as entrevistas, os novos trabalhadores não começarão a trabalhar antes do início do trimestre a seguir ao próximo. O custo do recrutamento inclui os custos dos anúncios e das entrevistas.

Como alternativa ao recrutamento directo de pessoal com experiência, o pessoal não especializado desempregado pode ser treinado até ao nível exigido para os trabalhadores da montagem. O formação é dado na escola da empresa, na fábrica. Isto limita o número de formandos a nove por trimestre. Depois da decisão de treinar pessoas, estas começam a receber formação no início do próximo trimestre, concluem o curso e ficam prontas a trabalhar no início do trimestre a seguir ao próximo. O custo do formação inclui os salários dos formandos e dos formadores e o custo dos materiais. O formação é mais caro do que o recrutamento, mas garante a obtenção do número de pessoas treinado e que elas permanecem na empresa pelo menos um trimestre após a conclusão da formação.

Os operários especializados podem ser despedidos tomando a decisão apropriada. A decisão de despedimento implicará um pré-aviso que terá lugar no início do próximo trimestre, continuando o pessoal a trabalhar até ao fim desse trimestre, altura em que abandona a empresa. O pessoal que despedir receberá uma indemnização. O despedimento de trabalhadores tem tendência a deixar os restantes inquietos e desmotivados.

As mesmas causas gerais que influenciam os operários especializados e os levam a deixar a empresa para ir trabalhar na concorrência também criarão descontentamento naqueles que ficam, provocando possivelmente agitação e greves nas linhas de montagem. A notificação oficial de greve por parte do sindicato é dada em determinado trimestre, indicando o tempo de paralisação (em semanas). Após esta notificação, a greve iniciar-se-á no início do próximo trimestre (independentemente de quaisquer alterações que decida realizar, tanto no que se refere a salários como a outras condições), envolvendo todos os operários especializados. Os operários das máquinas não pertencem ao mesmo sindicato e ficam normalmente satisfeitos por continuarem a trabalhar e beneficiarem de qualquer eventual aumento salarial ou melhoria de condições conseguido pelos operários especializados.

Quando os operários especializados entram em greve o número total de horas passíveis de laboração é reduzido de 48 horas por homem e por semana de greve (trinta e cinco do horário base, sete horas de trabalho aos Sábados e seis horas de trabalho aos Domingos).

O número de horas disponíveis também pode ser reduzido por absentismo. No caso dos operários não especializados não tem efeito aparente, mas o absentismo dos operários especializados pode afectar a produção. Podem perder-se horas de montagem por causa de doenças genuínas, de desinteresse causado por um excesso de horas extraordinárias, de pouca motivação causada pela baixa qualidade dos produtos e pela gestão insatisfatória.

Os trabalhadores da montagem podem ficar doentes ou sofrer acidentes graves que os impeçam de trabalhar por um período significativo de tempo. Quando isto acontece, continua a pagar-lhes normalmente, mas os respectivos lugares são ocupados por trabalhadores contratados a uma agência que cobra o dobro do salário da montagem. O custo com os trabalhadores da agência pode ser coberto pelo seguro.

As reduções do número de máquinas ou de turnos provocarão um excesso de operários não especializados. Devido a um acordo com o Sindicato, só metade destes trabalhadores pode ser despedido no início do próximo trimestre. Aqueles que, devido a este acordo, não podem ser despedidos, não obstante continuarem em excesso, são distribuídos por outros postos de trabalho da fábrica e remunerados com os mesmos salários dos seus colegas não especializados que operam com as máquinas. Metade deste excesso de pessoal é então despedido no início do trimestre a seguir ao próximo e assim sucessivamente até saírem todos, salvo se um aumento do número de máquinas ou de turnos lhes der a possibilidade de serem incorporados em trabalho produtivo no departamento de máquinas. Aos trabalhadores não especializados que são despedidos é paga uma indemnização.

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Detalhes importantes sobre Remunerações

Os operários especializados e os operários não especializados são pagos até um máximo de horas por pessoa pelos salários-hora básicos. Para além desse máximo, este salário-hora é aumentado para horas adicionais feitas em trabalho extraordinário obrigatório: aos Sábados com mais 50% e aos Domingos com mais 100%. Não é necessário tomar qualquer decisão em relação ao trabalho extraordinário, uma vez que isso será feito automaticamente a um nível inferior de gestão. As horas normais são gastas em primeiro lugar, depois as horas de Sábado e, finalmente, as horas ao Domingo, até aos limites apresentados. Para além destas horas não poderá ser realizado mais trabalho, mesmo que as necessidades de produção sejam maiores.

Os operários especializados trabalham num único turno, embora possam fazer horas extraordinárias até ao limite expresso na Tabela 16. São pagos pelo salário-hora básico de um único turno. Não é garantido aos operários especializados um número mínimo de horas de trabalho, mas existe um acordo com o sindicato estipulando que a remuneração semanal média dos operários especializados (baseada no número de semanas de trabalho efectivo, dentro de um máximo de 12 possíveis por trimestre) não pode ser inferior à dos não especializados e, no caso de existir qualquer diferença, ela será regularizada por pagamentos adicionais.

Os operários não especializados são pagos a um salário-hora básico que é estabelecido como uma proporção fixa do salário-hora básico dos operários especializados, como acordado com o sindicato.

Se decidir trabalhar a dois ou três turnos, todas as máquinas trabalharão com o pessoal completo em todos os turnos e os salários-hora básicos para os operários não especializados são aumentadas com um subsídio de turno.

A Tabela 16 estabelece o número máximo de horas que uma pessoa pode trabalhar e os salários-hora aplicáveis. Os operários não especializados são pagos pelas horas que efectivamente trabalham, mas, em cada trimestre, é garantido um mínimo de horas de trabalho por pessoa. Os operários não especializados são pagos pelo tempo que as máquinas estão paradas, mas só por avaria ou reparação. A conservação das máquinas é feita quando a fábrica não está em laboração.

Qualquer decisão de aumento do orçamento de gestão será implementada no início do próximo trimestre; uma redução exige um pré-aviso de um trimestre e estará limitada a 10% em cada trimestre.


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Detalhes importantes sobre Finanças

No início do próximo trimestre, a situação da sua conta bancária (ou financiamento obtidos), como consta no Balanço do último trimestre, será imediatamente ajustada em função de quaisquer movimentos de fundos resultantes de novas decisões que envolvam transacções com acções, empréstimos a prazo, depósitos a prazo e pagamento de dividendos.

Os depósitos a prazo são remuneradas a uma taxa de juro igual à taxa base do Banco Central Europeu para o próximo trimestre, como anunciada no relatório de gestão do último trimestre. Os juros são creditados na sua conta bancária no fim do próximo trimestre.

Admite-se que o fluxo de entradas e saídas de caixa resultantes de outras operações se faz a uma taxa constante ao longo de todo o trimestre.

O valor máximo do financiamento obtido autorizado para o próximo trimestre é apresentado no relatório de gestão do último trimestre.

O cálculo dos juros do financiamento obtido, se este existir, é feito com base no saldo inicial revisto (como indicado acima) e no valor do descoberto no fim do próximo trimestre. Podem aplicar-se diferentes taxas de juro em cada um dos casos, dependendo do montante do descoberto estar acima ou abaixo do respectivo limite.

Qualquer descoberto existente no fim do próximo trimestre incluirá os juros debitados e isto poderá, por vezes, elevar o respectivo montante acima do limite autorizado, ainda que os juros tenham sido calculados à taxa mais baixa.

O valor total de um empréstimo a médio prazo (ou o reforço de um já existente) que pode ser conseguido num trimestre, está limitado pelo seu potencial de crédito. Este varia em cada trimestre e depende da cotação das acções na Bolsa, do montante de empréstimos a médio prazo já existentes e do limite do financiamento obtido definido pelo banco. O potencial de crédito para o próximo trimestre vem apresentado no relatório de gestão do último trimestre.

Os juros dos empréstimos a prazo têm uma taxa fixa e são calculados a partir do primeiro dia de cada trimestre.


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Detalhes importantes sobre Seguros

Quando ocorre um incidente, tal é indicado no relatório de gestão pelas seguintes formas -

Se ocorrer um incidente em algum dos casos acima, o símbolo "!" aparecerá ao lado do respectivo número, no relatório de gestão.

O total dos custos com acidentes é somado numa única participação ao seguro, por trimestre, e se esse valor for maior que a franquia que decidiu suportar, a diferença ser-lhe-á paga imediatamente.

Se não estiver coberto por um seguro não poderá preencher a participação e não receberá qualquer tipo de compensação.

Os prémios de seguro são calculados como uma percentagem do valor do Activo Não Corrente e do Inventário constantes do Balanço do último trimestre. Esta percentagem varia com a proporção do risco que estiver preparado para suportar (franquia).

Quanto maior for a proporção do risco que estiver preparado para suportar, menor será o prémio a pagar sobre o valor a ser coberto.

Estão disponíveis quatro planos em que a proporção do risco que a empresa assume cresce sucessivamente de 0,1% a 0,4%. A tabela apresenta o prémio correspondente em percentagem que a empresa de seguros cobrará para cobrir o restante valor seguro.


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Mais detalhes sobre definições de rubricas do balanço

Máquinas

O valor das máquinas apresentado no balanço do penúltimo trimestre, menos o valor líquido de amortizações de quaisquer máquinas vendidas no último trimestre, este resultado reduzido das amortizações à taxa de amortização trimestral; mais o valor das máquinas compradas no último trimestre.

inventário de produtos

O número de unidades de cada produto existentes nos armazéns multiplicado pela respectiva valorização.

Inventário de componentes

O número de unidades de cada componente existentes em inventário ou encomendadas, multiplicado pelo respectivo preço de custo.

Inventário de matéria-prima

É o número de unidades de matéria-prima em inventário e encomendadas, multiplicado por uma percentagem (Tabela 21) do preço mais baixo da matéria-prima (preço corrente, a 3 meses ou a 6 meses) anunciado para o próximo trimestre no Relatório de Gestão do último trimestre. Este preço, em Dólares, é convertido em Euros pela taxa de câmbio anunciada no último trimestre.

Caixa e bancos e financiamentos obtidos

Caixa e bancos inclui depósitos bancários e depósitos a prazo, mesmo que tenha um financiamento obtidos.
Note que qualquer financiamento obtidos no fim dum trimestre inclui os juros debitados relativos a esse trimestre. Como resultado, o descoberto pode ultrapassar ligeiramente o limite autorizado, mas sem incorrer no agravamento da taxa de juros.

Fornecedores

Custos com publicidade, serviço de garantia, desenvolvimento do website, conservação das máquinas, armazenagem, informações, expedição, transportes e mais 50% do valor da matéria-prima adquirida (ver Tabela 24).

Prémios de emissão

Quando há uma emissão de acções a um preço superior ao valor nominal de €1, o excedente que lhe corresponde é adicionado a esta conta de resultados transitados. Inversamente, quando há recompra, o prémio total pago acima do valor nominal é deduzido da mesma conta. Esta reserva não pode ser utilizada para pagar dividendos.

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Mais detalhes sobre práticas contabilísticas

Cobranças e controlo de crédito

têm custos associados que são um montante fixo por unidade de produto vendida no mercado Europeu e na Nafta e que também estão associados às vendas pela Internet por despesas com os cartões de crédito (ver Tabela 20).

Vendas

feitas pela empresa são facturadas aos clientes para pagamento. Os montantes devidos mas não pagos antes do fim dum trimestre são transportados no balanço em Clientes. Os pagamentos dos diferentes mercados são esperados na totalidade dentro dos períodos definidos como objectivo na Tabela 23. No entanto, nem todos os clientes pagam dentro do prazo pelo que tais objectivos raramente são alcançados. Tal não se aplica aos clientes Internet que pagam a totalidade com o cartão de crédito (ver abaixo).

Compras

feitas pela empresa são pagas no trimestre em que se efectua a compra ou num trimestre posterior, caso em que o montante em dívida é transportado no Balanço como passivo em (Fornecedores). A Tabela 24 lista os tipos de compras que podem ser efectuadas e os prazos de pagamento. Não é possível manipular os Fornecedores para dispor de mais fundos.

Imposto sobre lucros

aplicado sobre lucros tributáveis a uma taxa dada na Tabela 20. O ano fiscal coincide com o ano civil, e é feito um cálculo do imposto no fim do quarto trimestre. O imposto calculado é imediatamente deduzido do lucro da empresa e introduzido como passivo no balanço, onde permanece até que é pago automaticamente no segundo trimestre do ano seguinte. As perdas são acumuladas e podem ser deduzidas de lucros futuros para efeitos de impostos.