INTRODUÇÃO
O desafio
Este simulador baseia-se num cenário realista do mundo dos negócios.
Várias empresas virtuais, representadas por igual número de equipas, competem entre si num mesmo ambiente económico produzindo e comercializando uma pequena gama de produtos muito procurados pelos consumidores.
O objectivo da sua equipa é gerir uma destas empresas virtuais de modo que, no fim, a empresa esteja em melhor situação para enfrentar o futuro (ver abaixo).
Um sofisticado modelo informático simula:
- as interacções entre os diversos departamentos de cada empresa
- as relações de concorrência existentes no mercado
- e a influência da situação económica dos mercados em que actuam.
O Global Management Challenge é trabalhoso e exigente. Terá que trabalhar sob pressão, gerindo factores muito diversos, alguns de carácter geral e outros exigindo atenção aos detalhes. Haverá, quase de certeza, discussões mas, muito provavelmente, terá gosto em participar, sentir-se-á satisfeito, aprenderá muito sobre o trabalho em equipa e, o que não é menos importante, sobre a gestão das empresas.
A sua tarefa
A tarefa que a sua equipa enfrenta é gerir uma destas empresas simuladas como se se tratasse de uma empresa real. Este manual explica como fazê-lo.
Indica como está organizada a simulação, o que a sua equipa tem de fazer, como funciona a empresa e como se relaciona com as empresas das outras equipas. Consta de quatro partes:
- A Introdução.
- O meio em que a empresa se insere, em que se descreve as funções internas das empresas e as interacções entre elas e com o mercado.
- O Relatório de Gestão, que explica o conteúdo dos resultados obtidos pelo simulador.
- A Folha de Decisões, que detalha como deve preparar as decisões.
A empresa que tem de gerir é complexa e, embora seja fácil de entender a sua estrutura, há bastantes aspectos subtis no modo como funciona. Por esse motivo, a segunda e terceira partes do manual descrevem a estrutura da empresa com algum detalhe. Focam as quatro principais áreas de gestão: Marketing, Produção, Recursos Humanos e Finanças, explicando como funcionam e realçando as respectivas interacções.
Um dos principais objectivos desta simulação é ilustrar essas interacções e demonstrar que, para o sucesso na gestão de uma empresa, é fundamental alcançar um equilíbrio adequado, o que se consegue mais facilmente com base num trabalho de equipa, com uma boa organização e uma comunicação eficaz.
Para isso é necessário decidir qual a organização da sua equipa.
Não existem restrições quanto às ajudas técnicas que podem utilizar. Se pretenderem utilizar modelos de cálculo encontrarão, na Terceira Parte do Manual, definições detalhadas bastante úteis.
Como funciona
O controlo da empresa é realizado com o auxílio de dois documentos:
- O Relatório de Gestão, trimestral, produzido pelo simulador, mostra como a empresa se comportou no período findo e fornece informação sobre o próximo período.
- A Folha de Decisões, onde registam, a fim de transmitir ao simulador, as decisões que tomaram acerca das actividades da empresa para o próximo período.
Para que saiba exactamente o que está a suceder, este manual descreve com grande detalhe o modo como a empresa funciona. No entanto, a estrutura da simulação é simples.
O Desempenho do Investimento reflecte o retorno do investimento para os respectivos investidores, não só pela capitalização bolsista, mas também depois de considerar a emissão ou recompra de acções e os dividendos distribuidos.
Devem, por isso, escolher uma estratégia de empresa apropriada para alcançar tal objectivo.
Para que possa fazer uma avaliação prévia de como a empresa funciona, é-lhe fornecido um histórico da empresa cobrindo um certo número de períodos imediatamente anteriores ao início da simulação, onde constam as decisões que geraram esses resultados. Ao estudar este Manual, será conveniente utilizar o histórico para ilustrar os pontos em discussão. O histórico é idêntico para todas as empresas participantes, ou seja, começam exactamente na mesma situação.
Uma vez inteirado da situação da empresa e escolhida a política a prosseguir, preencha a primeira Folha de Decisões e envie-a à ORGANIZAÇÃO do Global Management Challenge, de acordo com o calendário que lhe for enviado. Receberá o Relatório de Gestão e por ele poderá ver como reagiu a empresa às decisões tomadas. Utilize esta informação para melhorar os seus conhecimentos sobre o funcionamento da empresa e do mercado. Preencha então nova folha de decisões e assim sucessivamente até ao final da simulação.
Conceitos gerais
Antes de entrarmos na parte principal do Manual, é importante que tome conhecimento de um certo número de pontos e de conceitos gerais:
- Factores externos tais como tendências de mercado, taxas de juro e disponibilidade de mão-de-obra são definidos antes do início da simulação.
- Muitas das relações utilizadas na simulação são puramente aritméticas (p. ex. a informação financeira). Outras, devido às suas características, não podem ser deduzidas com exactidão, mesmo na vida real (p. ex. quantas encomendas conseguirá? Qual será o efeito da formação?).
- Tem acontecido algumas empresas realizarem prejuízos elevados. Não obstante, nunca se declara a respectiva falência. Permite-se a essas empresas que continuem em exploração, mediante empréstimos vultuosos, inviáveis na vida real, de modo a que todos os participantes possam competir até ao fim.
- A simulação desenrola-se trimestre a trimestre. Antes do início da simulação, será anunciado o calendário detalhando as datas em que as Decisões deverão ser enviadas à ORGANIZAÇÃO para processamento e em que os participantes receberão os Relatórios de Gestão. Um trimestre, para efeitos da simulação, tem sempre 12 semanas.
Uma vez submetidas as decisões para o próximo trimestre, não há possibilidade de as alterar. - Os Relatórios de Gestão são recebidos e as Decisões são submetidas em momentos imaginários do intervalo de tempo que decorre entre o fim de um trimestre e o início do que se segue. Por uma questão de clareza, trimestres futuros e passados estão estritamente definidos em relação a este momento imaginário, e todas as referências a trimestres serão feitas nos termos seguintes:
ÚLTIMO TRIMESTRE O trimestre que acaba de se completar e ao qual se refere o Relatório de Gestão mais recente.
PENÚLTIMO TRIMESTRE: O trimestre imediatamente anterior ao 'último trimestre'.
PRÓXIMO TRIMESTRE O trimestre que se segue. Aquele a que se refere a corrente tomada de Decisões.
TRIMESTRE A SEGUIR AO PRÓXIMO: O trimestre imediatamente a seguir ao 'próximo trimestre'.
Como utilizar este Manual
A fim de facilitar a utilização deste Manual, este dispõe de um índice relevante que se pode clicar (à esquerda); além disso, existem no texto numerosas referências cruzadas com ligações. Estas permitir-lhe-ão explorar completamente qualquer dos seus aspectos.
- Há ligações, a partir de cada decisão mencionada no texto geral, para a secção apropriada da folha de decisões.
- Uma imagem que se pode clicar da Folha de Decisões liga cada decisão que pode tomar sobre a sua empresa à parte relevante do manual. Pode utilizar isto como um índice remissivo.
- Uma série de tabelas contém detalhes de custos e de outros parâmetros. No decurso da simulação, estes números são constantes, a não ser que seja anunciada a sua alteração na secção business report do relatório de gestão.
- Dispõe de notas de orientação adicional sobre problemas importantes que o ajudem na tomada de decisões. Esta notas referem-se a princípios gerais e não a detalhes.
- Finalmente, poderá obter informação mais importante, ou técnica, sobre alguns dos conceitos fazendo clique em "mais" no fim duma secção. Por exemplo -
Mais (Detalhes importantes sobre como utilizar este manual)