Organização da equipa

A empresa que tem de gerir é complexa e, embora seja fácil compreender a sua estrutura, existem vários aspectos subtis no modo como funciona.

A segunda parte do manual (O Meio em que a Empresa se Insere) descreve a estrutura da empresa. Ao fazê-lo tem em consideração as quatro funções de gestão principais:

Explica como funcionam estas funções e chama à atenção sobre as interacções entre elas.

Um dos principais objectivos desta simulação é ilustrar estas interacções e demonstrar que, na gestão duma empresa, é fundamental para o sucesso conseguir um equilíbrio adequado: pode consegui-lo com trabalho de equipa, boa organização e comunicação eficiente.

Para competir com eficiência, a equipa deve organizar-se de modo a assegurar as necessidades de gestão e controle da empresa. O modo como se organizam é deixado ao vosso critério.

Uma das formas é organizarem-se por áreas, em que cada participante é responsável por uma área da gestão. Neste caso, necessitam, provavelmente, de um director geral que assegure a integração das decisões individuais num todo coerente.

Em alternativa, podem optar por uma estrutura mais flexível, em que todos participam num comité mais alargado.

Não existem restrições quanto às ajudas técnicas que podem utilizar. Se quiserem utilizar modelos de cálculo encontrarão definições detalhadas na secção sobre o Relatório de Gestão.


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Estratégia da empresa

Uma vez delineada a estratégia pode escolher as tácticas que permitirão que tal estratégia funcione. (Se começar a encontrar dificuldades pode sempre rever a estratégia, de modo a torná-la realizável.)

Uma hipótese é -

Esta é a base do trabalho em equipa - e mostra a necessidade de compromissos para se encontrar a melhor solução para a empresa, não só a curto prazo, mas também uma solução que satisfaça a estratégia a longo prazo.

Lembre-se, está a tentar maximizar o desempenho do investimento da sua empresa. A cotação das acções reflecte as perspectivas futuras e, por isso, deve delinear uma estratégia que coloque a empresa na melhor forma possível ao encaminhar-se para o fim da simulação.


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Mercado de Futuros

Pode adquirir a matéria-prima básica de três modos diferentes -

  1. por omissão, não encomendando matéria-prima suficiente para satisfazer o plano de produção;
  2. no mercado de 'ocasião', a um preço anunciado no último trimestre;
  3. no Mercado de Futuros a preços também anunciados no último trimestre.

As compras por omissão têm muitas probabilidades de serem as mais caras, dado que a compra é feita para entrega imediata com uma taxa acima do preço no mercado de ocasião.

O método usual é comprar no mercado de ocasião. No entanto, os preços podem flutuar bastante sob certas condições económicas, pelo que o preço pode ser mais elevado do que o esperado. Também pode ser mais baixo.

O Mercado de Futuros existe para que as empresas possam comprar com avanço, com preços conhecidos. Nesta simulação, pode encomendar matéria-prima para entrega a três meses (um trimestre) ou a seis meses (dois trimestres). Não há, no entanto, garantia que, no futuro, os preços no Mercado de Futuros se venham a revelar mais baixos que os do mercado de ocasião; mas, pelo menos, os seus custos são conhecidos adiantadamente, no momento da compra.

Se pensa que o crescimento económico é elevado e que é muito provável que os preços das matérias-primas aumentem (talvez até a uma taxa mais elevada), comprar no Mercado de Futuros pode ser uma medida proveitosa desde que, do seu ponto de vista, os preços cotados sejam razoáveis.

Inversamente, se pensa que a economia mundial está a estagnar e que é muito provável que os preços das matérias-primas diminuam, isto pode estar já reflectido nos preços cotados no Mercado de Futuros. Se os preços do mercado de ocasião podem ainda vir a ser mais baixos é um assunto sobre que terá de reflectir.

Note que a matéria-prima extra não é comprada por este processo, mas apenas a fornecedores de confiança.


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Imagem de marketing dos produtos

Cada produto tem uma imagem de marketing que procura melhorar sempre para aumentar as vendas. Com efeito esta imagem é uma representação da percepção, real ou potencial, que os clientes têm do seu produto num dado mercado.

A imagem dum produto é estabelecida ao longo do tempo como resultado dum número de factores de importância variável e em relação a factores similares dos produtos dos seus concorrentes. Incluem -

Muitos destes factores estão sob seu controlo directo e devem fazer parte da sua estratégia de marketing (ver abaixo).

Como a imagem resulta de muitos factores, que podem variar ao longo do tempo, não é fácil alcançar um equilíbrio adequado. Alguns factores têm de ser considerados em conjunto - por exemplo, não parece que poderá conduzir a bons resultados debitar um preço elevado por um produto de má qualidade. Por outro lado, os clientes potenciais poderão estar preparados para esperar por um produto de alta qualidade que é vendido a um preço correcto.


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Estratégia de marketing

O departamento de marketing da empresa é responsável pela criação da procura para os produtos e pela sua venda em concorrência com as empresas rivais. Para ser bem sucedido, tem de analisar o mercado e a concorrência, preparar planos estratégicos de marketing e tomar decisões para os pôr em prática, tanto a longo como a curto prazo, e trabalhar com os outros departamentos da empresa de modo a assegurar que as vendas serão lucrativas.

Combinando a informação económica e comercial disponível com as conclusões que pode ter tirado do histórico da empresa e com a sua experiência na respectiva gestão até aqui, deverá ser capaz de preparar um plano de marketing detalhado para cada um dos produtos. Deve ter em consideração -

A preparação deste plano implica que tenha expectativas sobre o número de encomendas que deverá receber para cada produto. Deve utilizar estas previsões para discutir o plano com os outros departamentos da empresa. É muito importante que o departamento de marketing trabalhe intimamente com o da produção, fornecendo as melhores previsões de procura possíveis para que as quantidades adequadas sejam enviadas para os diferentes mercados. Os problemas de produção que afectem a disponibilidade dos produtos tornar-se-ão também problemas do marketing e têm de ser resolvidos por mútuo acordo.

A maioria dos factores de marketing, (por ex.: publicidade, qualidade, comissões de vendas, etc.) está sujeita à lei dos rendimentos decrescentes pelo que o aumento do investimento em tais factores não produz necessariamente um aumento proporcional das vendas.

Também deve ter em consideração as actividades da concorrência. Isto só pode ser feito tentando prever como se comportarão no futuro e reagindo de acordo.

Como em muitos outros aspectos, pode não existir uma única melhor resposta. Por exemplo, pode ter êxito tanto uma estratégia de exclusividade (preço elevado, qualidade elevada) como uma estratégia de abundância e baixo preço. No entanto, uma estratégia pode demorar mais tempo a alcançar êxito do que outra.

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Planeamento da produção

Terá de trabalhar com o departamento de marketing para assegurar que as previsões de vendas podem ser satisfeitas por um fluxo suficiente de produtos, tanto a curto como a longo prazo. Tal implica trabalhar também com o departamento de pessoal para assegurar que há mão-de-obra suficiente para a tarefa a um custo razoável. E implica ainda um correcto planeamento a prazo para assegurar que há máquinas suficientes e uma eficiente compra de matéria-prima.

O plano de produção deve ser preparado em cooperação com o departamento de marketing, dado que deve reconciliar as previsões de vendas que o departamento elaborou com a capacidade do departamento de produção fabricar os produtos para entrega nas diferentes áreas. Lembre-se, no entanto, de modificar as previsões de procura do marketing:

a) Adicionando as encomendas em atraso do último trimestre;

b) Subtraindo o inventário de produtos não vendidos e em armazém, do último trimestre (excepto o inventário de que será dado baixa caso decida introduzir um grande melhoramento).

Um plano de produção equilibrado terá em conta os recursos disponíveis e considerará todos os factores que condicionam a respectiva utilização.

Controlo de qualidade

Os produtos defeituosos que chegam aos clientes e são devolvidos para reparação nos termos da garantia afectam a imagem dos produtos e, por conseguinte, a sua capacidade de os vender com sucesso no futuro.

Compra de matéria-prima

A capacidade de comprar nas melhores condições depende da validade das previsões de vendas dos produtos, da utilização dos indicadores económicos para prever como evoluirá o preço da matéria-prima e de uma estratégia de compras sensata.

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Capacidade do website

O volume de tráfego na Internet varia bastante e, por isso, haverá períodos prolongados em que o sistema estará subutilizado; mas também vai haver períodos curtos de utilização intensa em que a carga se aproxima ou excede a capacidade.

A capacidade do sistema para aguentar as horas de ponta é um ponto crítico da imagem de eficiência que deve procurar transmitir aos seus potenciais clientes. A falta de capacidade nos picos tem um efeito negativo na imagem de marketing da empresa.

Claro que a capacidade que deve disponibilizar depende do tráfego que antevê para as horas de ponta - o que implica que a sua decisão é o resultado duma previsão; no entanto, dada a natureza irregular do tráfego, essa capacidade raramente será utilizada ao máximo.

A nota 'detalhe importante' fornece mais ajuda sobre como determinar a capacidade apropriada.



Qualidade do website

O software também é muito importante. Sustenta a eficiência do sistema e pode melhorar a imagem de mercado. Os visitantes do website sentir-se-ão encorajados a comprar os seus produtos pela impressão que o site der.

A actualização do software, para manter a informação relevante e apresentar uma imagem moderna, é uma tarefa contínua, e tem que decidir trimestralmente quanto vai gastar. O dinheiro é gasto em especialistas de programação e design e em ferramentas de software. Quanto mais gastar em comparação com as empresas rivais, maior realce terá a sua empresa e maior sucesso terá o marketing no mercado Internet.

A opinião dos consumidores utilizadores de computadores sobre o website é expressa através da atribuição de 'estrelas' pela facilidade de utilização, capacidade de cativar, etc. Um investimento elevado regular aumenta o número de 'estrelas'. Um investimento pequeno ou nulo pode provocar a perda de 'estrelas'.


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Recrutamento de pessoal

O departamento de gestão dos recursos humanos deve acompanhar a evolução do mercado do trabalho. Em conjunto com os outros departamentos funcionais poderá fazer previsões das necessidades de mão-de-obra e tomar as medidas necessárias para assegurar a sua satisfação; poderá também fazer com que os que trabalham para a empresa o façam nas melhores condições que puderem ser proporcionadas. Qualquer decisão de recrutar, treinar ou despedir pessoal deve ser tomada em conjunto pela equipa de gestão.

O sucesso no recrutamento depende do nível médio de remuneração actual do pessoal que já emprega (e não apenas do salário base), da formação que o pessoal recebe, da qualidade dos produtos fabricados e da eficiência do departamento de pessoal, tudo em comparação com os mesmos factores das outras empresas.

O recrutamento é também fortemente dependente do nível de desemprego existente. Se o desemprego for elevado, o recrutamento tornar-se-á mais fácil. Se o desemprego for baixo, o recrutamento pode tornar-se muito difícil e dependerá da sua habilidade para aliciar trabalhadores de outras empresas, o que poderá conduzir a uma certa instabilidade no mercado de trabalho.

O treino de trabalhadores desempregados e não especializados é mais caro do que o recrutamento de pessoal já formado, mas garante a obtenção do número de trabalhadores treinado e que os mesmos permanecem na empresa pelo menos um trimestre após a conclusão do treino. Decorrido esse trimestre, podem ser cativados por melhores condições noutras empresas.

Tanto como assegurar que dispõe de trabalhadores em número suficiente, tem que assegurar um custo equilibrado da força de trabalho. É importante o salário base que decide pagar, mas o modo como os trabalhadores são tratados pode ter também um efeito significativo sobre os lucros. Os pagamentos pelas horas extraordinárias e pelos turnos podem ser controlados para manter os custos baixos, mas estes factores só podem ser geridos eficientemente no contexto das condições económicas actuais e das necessidades dos departamentos de marketing e produção.


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Motivação do pessoal

Todos os tipos de trabalhadores podem sair da empresa por reforma, doença ou porque vão trabalhar para empresas rivais que parece estarem a oferecer melhores condições. Os motivos principais das saídas não são apenas os baixos ganhos médios, mas também o excessivo trabalho extraordinário, o despedimento de colegas, a fraca qualidade dos produtos, a má gestão e a formação inadequada, tudo em comparação com as outras empresas.

É portanto essencial que a GRH trabalhe como parte da equipa de gestão, de modo a assegurar que os requisitos de mão-de-obra sejam cumpridos e que aqueles que trabalham para a empresa o façam nas melhores condições que ela possa proporcionar.

Tanto como assegurar que dispõe de trabalhadores em número suficiente, tem que gerir o custo da mão-de-obra tentando ao mesmo tempo mantê-la motivada. Embora seja muito importante o salário base que decide pagar, o modo como os trabalhadores são tratados pode ter também um efeito significativo sobre os lucros. Os pagamentos pelas horas extraordinárias e pelos turnos podem ser controlados para manter os custos baixos, mas estes factores só podem ser geridos eficientemente no contexto das condições económicas actuais e das necessidades dos departamentos de marketing e produção.

Uma equipa de gestão eficiente pode motivar os trabalhadores de todos os níveis. Isto depende não apenas da qualidade dos gestores, mas também da formação que é dada a todos os empregados.

É difícil saber exactamente quantas horas de formação devem ser dadas, ou são necessárias, mas é uma forma importante de fazer sentir aos empregados que a empresa conta com eles e que está preparada para investir para que trabalhem ainda melhor.

Uma força de trabalho bem treinada e altamente motivada não aparece num balanço típico, mas pode ser mais importante que outros activos mais tangíveis.


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Cotação das acções

A empresa é financiada pelo capital dos accionistas, sob a forma de acções de valor nominal de €1 Euro, que são cotadas na Bolsa de Valores. As últimas cotações das acções de todas as empresas são apresentadas todos os trimestres no Relatório de Gestão.

A cotação das acções é influenciada por vários factores, que incluem:

Qualquer decisão de emissão de mais acções, ou de recompra e cancelamento de acções, terá impacto na cotação das mesmas. Em geral, a compra de grandes lotes de acções subirá a cotação e, inversamente, a venda de acções diminuirá a respectiva cotação. O efeito dependerá da reacção do mercado.

Uma empresa rentável e bem gerida muito dificilmente terá qualquer problema. Os fundos gerados por uma emissão de acções serão vistos como auxiliares de expansão ou redutores de empréstimos caros. As recompras serão vistas como um modo de utilizar fundos em excesso para aumentar os dividendos por acção. Por outro lado, uma empresa não rentável ou com fracas perspectivas sofrerá, muito provavelmente, uma queda no valor total de mercado. O mercado desconfiará de más aplicações para os novos fundos ou que as recompras são apenas um meio de reduzir os pagamentos de dividendos.


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Decisões alteradas

Existem três motivos para que uma decisão não seja apresentada com o valor pretendido:
  1. Não foram recebidas as suas decisões, ou estavam ilegíveis, pelo que foram introduzidos os valores supletivos, como definidos na Folha de Decisões, tendo sido imprimido um sinal mais (+) como indicador de erro.
  2. A decisão não era válida em termos da simulação: por exemplo -
    • tentar despedir 5 operários especializados quando só tem 4;
    • tentar comprar uma máquina quando a sua capacidade de crédito é inadequada;
    • uma decisão não produziu o efeito desejado. Por exemplo, poderá só ter conseguido recrutar três operários especializados quando tentava recrutar cinco.
    Em tais casos o simulador terá modificado a sua decisão para o valor possível mais próximo e imprimirá um asterisco (*), no Relatório de Gestão, imediatamente a seguir ao número modificado.
  3. Pode ter-se dado um acontecimento imprevisível (mostrado por !) tratado pelo seguro (se tiver cobertura), que tornou a sua decisão impossível de executar. Terá sido utilizado o valor possível mais próximo.

Detalhe importante

Se um número for diferente sem qualquer motivo aparente, contacte imediatamente a ORGANIZAÇÃO. Possíveis erros originados na transmissão/recepção dos dados relativos às Decisões (por exemplo corrompimento de ficheiros), só podem ser corrigidos se forem comunicados no prazo de 24 horas após a disponibilização dos Relatórios de Gestão. Torna-se claro ser da máxima importância a conferência das decisões reproduzidas no relatório.


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